Um dos pontos prioritários tem sido os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e dos Países Menos Desenvolvidos
Por Misto Brasil – DF
Até o momento, 61 países confirmaram presença na Conferência do Meio Ambiente e do Clima, a COP30, em Belém. O balanço foi apresentado pelo governo federal.
Outros 33 países estão em tratativas para viabilizar sua participação. Entre as confirmações destacam-se Japão, Espanha, Noruega, Portugal, Arábia Saudita, Egito, República Democrática do Congo e Singapura.
Esses países negociaram diretamente com a rede hoteleira e plataformas de hospedagem.
O Panamá também garantiu sua presença, com uma comitiva de nove representantes, enquanto Bahrein e Omã ampliam o grupo de países árabes que marcarão presença no evento.
A operação de confirmação das partes é coordenada pela Secretaria de Organização da Conferência das Partes (Secop), em articulação com equipes de Relações Internacionais.
Um dos pontos prioritários tem sido o suporte às delegações dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) e dos Países Menos Desenvolvidos (LDCs), grupo de 72 nações que já recebem orientações para esclarecer dúvidas e garantir participação efetiva.
O governo brasileiro colocou à disposição 1.080 quartos para delegações do Grupo 1, com valores entre US$ 100 e US$ 200 a diária.
O modelo prevê flexibilidade: as delegações podem revezar seus representantes na ocupação durante o período da conferência.
Duas embarcações transatlânticas, com capacidade total de 6 mil leitos, chegam a Belém em 5 de novembro, ampliando a oferta de hospedagem.

