É o que diz uma nova pesquisa da CNT com o instituto MDA. A popularidade do presidente melhorou e a avaliação positiva do governo é de 31%
Por Misto Brasil – DF
A avaliação do governo Lula da Silva oscila em 40% e a indicação positiva é de 31%, segundo a pesquisa CNT de Opinião, divulgada nesta tarde pela Confederação Nacional de Transporte.
Este é o principal dado da avaliação que aponta que a aprovação do presidente avançou de 41% para 44%, enquanto a desaprovação vai de 53% para 49%.
Em cenário estimulado de intenção de voto para o 1º turno das eleições presidenciais em 2026, o presidente (36,2%) aparece à frente de Jair Bolsonaro (29,7%).
É a maior diferença observada entre ambos desde o início das medições (novembro de 2024).
As simulações de segundo turno mostram vantagem do presidente Lula contra todos os adversários avaliados, segundo consta da síntese do levantamento.
Quanto à preferência para o próximo presidente, permanece o equilíbrio entre três grupos:
34% preferem algum candidato não ligado a Lula ou a Jair Bolsonaro; 32% preferem Lula ou algum candidato apoiado por ele; e 28% preferem Jair Bolsonaro ou algum candidato com seu apoio.
Sobre o julgamento de Jair Bolsonaro, há expectativa majoritária de sua condenação, embora com maior divergência quanto à justiça dessa decisão e sobre o local de eventual cumprimento da pena. A percepção predominante é que a polarização política tende a se acentuar após o desfecho do julgamento.
A pesquisa foi realizada presencialmente 3 e 6 de setembro de 2025, em parceria com o Instituto MDA. Foram ouvidas 2.002 pessoas em todo o país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Entre os temas abordados, os entrevistados opinaram sobre como se definem politicamente, se preferem políticos mais antigos ou novos nomes, e se são a favor de manter empresas públicas ou vendê-las a empresas privadas. Confira a íntegra da pesquisa.

