Vendas de cimento em agosto tiveram recuo

Condomínio Alto Mangueiral DF construção obra Misto Brasil
Construção das primeiras unidades do Condomínio Alto Mangueiral/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

O mercado imobiliário apresentou queda de 6,8% dos lançamentos no segundo trimestre de 2025 em relação ao ano anterior

Por Misto Brasil – DF

As vendas de cimento em agosto apresentaram queda totalizando, 6,0 milhões de toneladas, um recuo de 2,5% em relação ao mesmo mês de 2024.

No acumulado do ano (janeiro a agosto), os números permanecem em alta, alcançando 44,2 milhões de toneladas, um crescimento de 2,8% comparado ao mesmo período do ano passado. , conforme o Sindicato da Indústria da Construção (SNIC).

O mercado imobiliário apresentou queda de 6,8% dos lançamentos no segundo trimestre de 2025 em relação ao ano anterior. Houve ainda uma reversão de tendência na performance do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no último trimestre.

Os lançamentos do MCMV caíram 15,5% na mesma base de comparação, reduzindo sua participação no total do mercado imobiliário.

Na indústria a queda do indicador de confiança3 ao menor patamar desde a pandemia reforça a tendência de insegurança entre os empresários.

A combinação entre a contração da política monetária e o aumento da incerteza, intensificada pelas novas taxações americanas sobre produtos brasileiros, configura um cenário desafiador para o setor frente a eventuais reflexos negativos a economia, afetando o consumo de cimento.

“A meta estabelecida pelo governo federal para o programa Minha Casa, Minha Vida de atingir 2 milhões de moradias de 2023 a 2026, possibilitará um consumo de 10 milhões de toneladas de cimento no período”, previu o presidente do SNIC, Paulo Camillo Penna.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

❤️

Contribua com o Misto Brasil via Pix

Contribua com Misto Brasil via Pix