Israel intercepta flotilha humanitária rumo a Gaza

Faixa de Gaza ajuda humanitária navios Misto Brasil
Flotilha seguiu para a Faixa de Gaza com ajuda humanitária/Arquivo/Word Central Kitchen
Compartilhe:

As embarcações foram interceptadas a cerca de 70 milhas náuticas (129 quilômetros) da costa de Gaza, segundo os organizadores

Por Misto Brasil – DF

flotilha internacional que transportava ativistas de vários países rumo à Faixa de Gaza, na tentativa de entregar ajuda humanitária à população do território palestino, foi interceptada nesta quarta-feira (01/10) por navios militares israelenses.

A Flotilha Global Sumud – formada por cerca de 45 embarcações transportando em torno de 500 ativistas, políticos e personalidades, incluindo a ativista climática sueca Greta Thunberg – deixou a Espanha no mês passado com o objetivo de romper o bloqueio naval israelense ao território palestino, devastado pela guerra.

Após uma parada de 10 dias na Tunísia, onde os organizadores relataram dois ataques de drones a embarcações da flotilha, o grupo retomou sua jornada em 15 de setembro. Um de seus principais navios, o Alma, foi “agressivamente cercado por um navio de guerra israelense”, informou o grupo, antes que outra embarcação, o Sirius, fosse submetida a “manobras de assédio semelhantes”.

As embarcações foram interceptadas a cerca de 70 milhas náuticas (129 quilômetros) da costa de Gaza, segundo os organizadores, que compartilharam o posicionamento geográfico da flotilha em tempo real.

“Por volta das 20h30, horário de Gaza [14h30 no horário de Brasília], várias embarcações da Flotilha Global Sumud, incluindo a Alma, a Sirius e a Adara, foram interceptadas ilegalmente e abordadas pelas forças de ocupação israelenses em águas internacionais”, informou em nota  a organização da flotilha.

“Além das interceptações confirmadas, transmissões ao vivo e comunicações com várias outras embarcações foram perdidas.”

Os ativistas relataram que as forças navais israelenses utilizaram “agressão ativa” contra sua frota. “O navio Flórida foi deliberadamente abalroado no mar. [As embarcações] Yulara, Meteque e outras foram alvos de canhões de água”, disse a Flotilha Global Sumud em publicação no Telegram, acrescentando que todos a bordo saíram ilesos.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas