Calor: necessária adaptação no modo como vivemos

Calor temperatura Rio de Janeiro Misto Brasil
É importante tomar cuidado especialmente nas horas mais quentes do dia/Arquivo/Tomaz Silva/Agência Brasil
Compartilhe:

Com a intensificação da crise climática o que era esporádico vai virar corriqueiro. E o horário de estar na rua, na escola ou no trabalho será alterado

Por Mônica Igreja – DF

Você já parou para pensar que entre o dia de hoje e cinco anos à nossa frente, vamos mudar o modo de como organizamos nossas rotinas? Tomou um minuto de seu tempo para ler as mensagens da Defesa Civil do Distrito Federal com alerta de risco?

Só nos últimos dez dias recebi no meu celular por SMS seis alertas: baixa umidade e alta temperatura. Uma combinação fatal! Os efeitos fazem a gente sentir desconforto término e mal-estar, muito além de uma dor de cabeça!

Um das mudanças em nossa rotina será o horário de atividades como trabalho, escola, comércio, e exercícios físicos. Ressaltamos uma vez nesta coluna – Clima? E eu com isso? – que climatização com ar-condicionado ou com equipamentos de microaspersão não vão resolver o problema.

É necessário alterar o horário de entrada e saída de trabalho, por exemplo. Imaginou alguma vez o estresse térmico que o entregador de moto e/ou de bike sofre para lhe trazer o almoço por delivery às 13h em dia de umidade a 12% e temperatura a 32ºC?

Pois é! Não é mais possível ignorar a necessidade de adaptação.

Os ‘laranjinhas’, como são conhecidos os agentes do Governo do Distrito Federal (GDF) que varrem as ruas para evitar o acúmulo de folhas e sujeiras antes que entupam as bocas de lobo do sistema de drenagem, sabem muito bem que entre 11 e 15 horas não é possível trabalhar ao ar livre em dias de alerta de risco.

Com a intensificação da crise climática o que era esporádico vai virar corriqueiro. E o horário de estar na rua, na escola, ou no deslocamento para o trabalho será alterado.

Esse assunto merece ação individual e coletiva.

O Governo Federal anda abordando o problema. O calor extremo foi tema do Seminário Promovendo Trabalho Decente e Transição Justa , em Brasília. promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), no dia 8 de outubro.

O acesso à transmissão de todos os painéis que ocorreram durante o dia estão no YouTube no canal MTE – Trabalho e Emprego.

Em artigo de opinião no Correio Braziliense, o ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) afirma que a “adaptação ao novo clima precisa proteger os trabalhadores que estão na linha de frente” e “também aqueles informais, mulheres, idosos e aqueles com pouca proteção social”.

No artigo, Marinho enfatiza que inovação e tecnologia serão necessárias nessa transição para coexistir com clima severo, mas que mudanças organizacionais são obrigatórias nos horários de jornada, nos períodos de descanso e no treinamento de trabalhadores para reconhecer sinais de estresse térmico.

Deixo aqui duas sugestões. A primeira é fazer o cadastro para receber alertas da Defesa Civil seja por SMS seja por WhatsApp. Para SMS, envie uma mensagem para 40199 e o CEP da área para qual você quer receber os alertas.

Se for para o WhatsApp, cadastre o número 61 2034-4611 ou clique, dê um “olá” para o robô de alertas e siga os passos da tela para cadastrar as áreas de interesse.

Caso você queira utilizar o Telegram, procure o contato “Defesa Civil Alertas”, dê um “olá” para o robô de alertas e siga os passos da tela para cadastrar as áreas de interesse.

A segunda sugestão é conhecer e ler sobre o assunto. O pesquisador Daniel Bittencourt escreve e pesquisa sobre ondas de calor e os efeitos das mudanças climáticas na saúde do trabalhador/a há mais de 10 anos.

Os trabalhos dele são públicos e estão listados no perfil do Google Acadêmico. Daniel é pesquisador da Fundacentro , instituição pública e referência na promoção de segurança e saúde no trabalho.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas