Na entrevisdta que concedeu para os jornalistas após anunciar a sua renúncia, o ministro do STF disse que gostaria que fosse uma mulher
Por Misto Brasil – DF
Três nomes estão sendo cogitados para substituir o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, que hoje (09) anunciou oficialmente a sua aposentadoria depois de 12 anos no cargo.
Os nomes até agora cogitados são todos do sexo masculino. Na entrevista que concedeu à noite, após o anúncio no plenário, Barroso foi perguntado sobre a indicação de um nome de mulher para a sua vaga.
“Sou a favor de mais mulheres nos tribunais superiores, mas isso não quer dizer que estou excluindo os demais cavalheiros”.
A indicação caberá ao presidente Lula da Silva. Esta será a terceira indicação desde a sua posse na Presidência da República em janeiro de 2023.
Cristiano Zanin e Flávio Dino passaram pela sabatina da Comissão de Constitutição e Justiça e foramn confirmados pelo plenário do Senado Federal.
Na lista de possíveis indicados estão o advogado-geral da União, Jorge Messias, o senador Rodrigo Pacheco (PSD), ex-presidente do Senado, e Bruno Dantas, ministro do TCU.
Como de costume, mal Barroso anunciou a saída do STF, já começaram as apostas em torno do assunto.
O anúncio ocorre pouco após Barroso deixar a presidência do STF e ser alvo de sanções do governo dos Estados Unidos.
O ministro ainda deve permanecer no STF até a próxima semana para liberar processos que ainda estão sob a responsabilidade dele.
Barroso chegou ao Supremo em 2013. Ele foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, ele poderia ficar por mais oito anos.


