Na Bahia, 35 pessoas foram presas hoje numa operação realizada pela Polícia Civil. Uma pessoa morreu no confronto com agentes policiais
Por Misto Brasil – DF
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou a convocação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
Ele deverá prestar esclarecimentos sobre a ausência do governo federal na megaoperação realizada no Rio de Janeiro contra a facção Comando Vermelho.
“O que aconteceu no Rio de Janeiro não foi apenas uma operação policial — foi uma guerra. E o governo federal se omitiu”, comentou o autor do requerimento, deputado federal Zucco (PL-RS).
O ministro Lewandowski precisa explicar por que a Polícia Federal ficou de fora e por que o governo Lula recusou, por três vezes, o pedido do governador Cláudio Castro para o uso das Forças Armadas no apoio à segurança pública. Isso é gravíssimo”.
Ação policial na Bahia prende 35 e um morre
Ao menos 35 pessoas suspeitas de envolvimento com o crime organizado na Bahia foram detidas na manhã desta terça-feira (4), durante uma operação da Polícia Civil contra a facção criminosa Comando Vermelho (CV) no estado.

Realizada com o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro da facção na Bahia, a Operação Freedom contou com o apoio da Polícia Militar baiana, da Polícia Civil do Ceará e da Polícia Federal (PF).
Além de Salvador e Eusébio, há mandados judiciais sendo cumpridos em Ilhéus e Aratuípe, na Bahia. A Justiça também autorizou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas aos investigados.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, um homem foi morto ao reagir à ação policial, informou a Agência Brasil.
O homem, cujo nome não foi divulgado, não constava entre os alvos dos mais de 90 mandados judiciais que estão sendo cumpridos, mas tinha antecedentes criminais; era conhecido dos policiais por, supostamente, organizar os ataques a grupos rivais do CV na Bahia.
Ele teria reagido com tiros quando os agentes tentaram deter parte dos investigados localizados no bairro Uruguai, na Cidade Baixa de Salvador.

