Ícone do site Misto Brasil

Golpe do falso advogado provocou prejuízos de R$ 1,4 milhão

PCDF operação pornografia Misto Brasília

Policial civil integrado a uma operação realizada no Distrito Federal/Arquivo/Divulgação/PCDF

Compartilhe:

Operação policial foi deflagrada no Distrito Federal e no estado de São Paulo. A quadrilha era estruturada e utilizava recursos tecnológicos

Por Misto Brasil – DF

Foi deflagrada hoje (04), uma operação policial para desarticular uma organização criminosa especializada em golpes pela internet, com destaque para o chamado “golpe do falso advogado”.

A ação resultou no cumprimento de dez mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão nas cidades paulistas de São Paulo e Guarulhos. A operação teve a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

As investigações revelaram que o grupo criminoso foi responsável por cerca de 30 ocorrências registradas no Distrito Federal apenas no primeiro semestre deste ano, com dezenas de vítimas e prejuízo aproximado de R$ 1,4 milhão.

A quadrilha atuava de forma estruturada e utilizava recursos tecnológicos sofisticados para identificar e abordar suas vítimas.

Além dos mandados de prisão e busca e apreensão, a Justiça também deferiu bloqueios e sequestros de contas bancárias, valores financeiros e veículos de luxo utilizados pelos integrantes da organização criminosa.

Os bens apreendidos serão periciados e poderão ser revertidos em favor das vítimas após o trânsito em julgado das ações penais. As investigações prosseguem para identificar outros possíveis integrantes do grupo.

No golpe do falso advogado, os criminosos obtêm fraudulentamente dados de processos judiciais verdadeiros e entram em contato com as vítimas se passando por advogados e afirmando que foram vitoriosos nas demandas.

Os golpistas criam um senso de urgência e solicitam transferências imediatas de valores elevados para supostamente cobrir custas judiciais, honorários ou outras verbas para que a vítima possa receber o que lhe seria devido em razão da vitória no processo.

Sair da versão mobile