O senador Fabiano Cantarato, do PT do Espírito Santo, vai presidir a comissão e Alessandro Vieira será o relator
Por Misto Brasil – DF
O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito nesta quarta (04) presidente da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar o crime organizado.
O relator será o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que foi o autor da proposta de criação da comissão. O senador General Mourão (Republicanos-RS) foi eleito vice-presidente.
Contarato e Vieira são delegados de carreira da Polícia Civil em seus estados.
A composição da CPI demonstra que a estratégia do governo foi vitoriosa sobre a oposição, um resultado muito diferente quando foi instalada a CPMI do INSS, que majoritariamente é comandada por deputados e senadores contrários ao Palácio do Planalto.
A comissão terá 120 dias para investigar especialmente o crescimento das facções e milícias (RQS 470/2025). Dois dias após a operação policial que deixou 121 mortos nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou a instalação da CPI.
Segundo Alessandro Vieira, o avanço do crime organizado ocorre em razão do “abandono do poder público”: “Essa tragédia tem solução. Não é pauta eleitoreira, é urgência nacional”, disse o senador em suas redes sociais.

