O projeto colocado no município de Antonio Prado foi feito pelo artista Vinicius Ribeiro, inspirado num monumento na Itália
Por Misto Brasil – DF
Foi inaugurado junto ao pórtico de entrada de Antônio Prado, na Serra Gaúcha, um monumento em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
O projeto foi produzido em concreto armado pelo artista Vinicius Ribeiro, inspirado no Monumento all’Emigrante de Asiago (Itália). A obra, que mede 2,20 metros de altura, 2,5 metros de largura e 70 centímetros de profundidade, foi instalada sobre uma base de 1,5 metros.
A escultura simboliza a chegada de uma família ao Brasil. O pai, com uma mala nas mãos, olha para frente em um gesto de coragem, a mãe, com uma criança no colo, expressa esperança, e o filho pequeno, representa o futuro — a continuidade da história em uma nova terra.
Na base da obra, está gravado o poema “O Trem dos Emigrantes”, do escritor italiano Gianni Rodari, gravado em dois idiomas — italiano e português.
De acordo com o prefeito Roberto Dalle Molle, o monumento é um marco nas comemorações dos 150 anos da imigração italiana e reafirma os laços históricos entre o Rio Grande do Sul e a Itália.
Para o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, a italianidade sempre foi e continuará sendo uma expressão de pertencimento, identidade e orgulho”.

