Lula da Silva não comenta prisão de Bolsonaro

Lula da Silva cúpula G20 África do Sul Misto Brasil
Lula da Silva durante debate na Cúpula do G20 realizada na África do Sul/Divulgação/PR
Compartilhe:

Na conversa com jornalistas, o presidente também celebrou o resultado da COP30, concluída neste sábado, em Belém

Por Misto Brasil – DF

O presidente Lula da Silva fez neste domingo (23), em Joanesburgo, um balanço de sua passagem pela Cúpula do G20, na África do Sul.

Ele não fez comentários sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Disse apenas que não iria comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal.

“A Justiça tomou uma decisão, ele foi julgado, ele teve todo o direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento, ou seja, então a Justiça decidiu, está decidido”.

Segundo ele, Bolsonaro vai cumprir com a “pena que a Justiça determinou e todo mundo sabe o que ele fez. Então, eu não tenho mais comentário a fazer”.

Há pouco, ele chegou em Moçambique. O presidente brasileiro retorna na segunda-feira.

Na conversa com jornalistas, Lula da Silva também celebrou o resultado da COP30, concluída neste sábado (22), em Belém (PA), com um texto final homologado em consenso pelas 195 partes e o anúncio de novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) por 122 nações.

“Se alguém imaginou que poderia enfraquecer o multilateralismo, esses eventos, tanto da COP quanto do G20 aqui na África do Sul, demonstram que o multilateralismo está mais do que vivo”.

Também lançou olhar sobre a geopolítica no Caribe e anunciou que o acordo entre Mercosul e União Europeia será assinado em dezembro.

Ao longo dos dois dias de evento, o líder brasileiro teve espaço de fala em três sessões formais do G20, realizou encontros bilaterais com mandatários de Alemanha, África do Sul, Turquia, Coreia do Sul, Canadá, Etiópia e com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, além de participar do encontro de Cúpula do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul, o IBAS. Da África do Sul, Lula segue para visita a Moçambique.

“Estou muito satisfeito com o sucesso da COP em Belém. Aqueles que imaginavam que Belém não estava preparada, que não ia dar certo, a COP foi um sucesso extraordinário e tenho certeza de que as pessoas que foram, que tiveram a oportunidade de conhecer a cidade, de conhecer a culinária de Belém, devem ter voltado maravilhados. Quem não fez isso, se arrependeu”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas