Em 2026, vamos escolher deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), dois senadores, governador e presidente da República
Por Mônica Igreja – DF
A primeira temporada da coluna Clima & Pessoas foi dedicada a falar da COP 30, conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU). Bem verdade que a função da Conferência é traçar diretrizes e ações que sejam seguidas e implementadas pelos mais de 190 países signatários da Convenção do Clima.
Foram seis artigos publicados no Misto Brasil abordando a COP e seus efeitos em nossa sociedade a partir das políticas acordadas ou não pelos países. Todo ano tem COP e ano que vem, numa avenida paralela, teremos também uma Conferência pelo fim do uso de carvão, petróleo e gás como motor da economia – o Mapa do Caminho, com a liderança da Colômbia.
O clima não vai sair de nós, ainda que a COP tenha acabado! As chuvas em maior volume por conta das mudanças climáticas integram o noticiário, não importa que canal ou site ou perfil você siga ou acompanhe.
Os efeitos de 1.5oC a mais de temperatura na superfície da Terra são sentidos por todas as espécies – inclusive nós – pessoas humanas. E o calor virá forte nesse verão que se inicia dentro em breve!
Ondas de calor matam no Brasil e no mundo e a Organização Mundial de Saúde (OMS), durante a COP 30, fez questão de divulgar relatório que aponta que mais de 540 mil pessoas morrem por causa do calor extremo e que cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo vivem em áreas vulneráveis à crise climática.
E uma vez que a mudança do clima já está conosco, serão necessárias medidas de mitigação e de adaptação constantes para que tenhamos os elementos essenciais à vida: ar, água, vegetação e biodiversidade. Por conta disso, vamos iniciar a segunda temporada da coluna Clima & Pessoas falando do valor de seu voto para a eleição de representantes políticos.
Em 2026, vamos escolher nas urnas eletrônicas: deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), dois senadores, governador e presidente da República.
Fazedores/as de leis (cargos legislativos) e tomadores/as de decisão (cargos executivos) estão em linha direta com a maneira que vivemos nas cidades e também com a velocidade com que reduzimos a presença de combustíveis fósseis em nosso cotidiano.
Nossas escolhas, e a procuração que passamos as/aos representantes que escolhemos, vão determinar o estado de bem-estar em que eu, você e nossas famílias estaremos em 2030. Teremos cuidado das nascentes?
Teremos implementado novas práticas de construção de modo a não impermeabilizar o solo? Teremos adotado equidade na arborização urbana? E o IPTU Ecológico ou Verde, existe na minha cidade?
Essas e outras questões farão parte do Climão do Voto – tema geral da nova temporada dessa coluna.


