Fragata da Marinha passa por testes no mar

Fragata Marinha teste painel de navegação Misto Brasil
Sistemas de navegação no passadiço (cabine de comando) da F200/Sargento Ferreira/Agência Marinha de Notícias
Compartilhe:

Os testes de mar do primeiro navio do Programa Fragatas Classe “Tamandaré” estão em andamento desde agosto e devem terminar em 2026

Por Misto Brasil – DF

Está previsto para o ano que vem a conclusão dos testes da fragata “Tamandaré”. Nesse estágio de avaliações técnicas, o navio deixou o Estaleiro Brasil Sul, da empresa TKMS, em Itajaí (SC), no dia 3 de dezembro, com militares e civis a bordo.

Concluída essa etapa, a embarcação seguirá para os preparativos de incorporação e posterior entrega ao setor operativo da Marinha do Brasil (MB), passando a servir diretamente aos interesses do País e da sociedade brasileira, informou a Agência Marinha de Notícias.

Leia: fragata da Marinha passa por testes no rio Itajaí-açu

Os testes de mar do primeiro navio do Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT) estão em andamento desde agosto. De acordo o capitão de fragata, Gustavo Cabral Thomé, essas provas têm o objetivo de confirmar a robustez, a segurança e a confiabilidade do navio.

Segundo o CEO da Águas Azuis, responsável pela execução do Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT), Fernando Queiroz, atualmente estão sendo testadas todas as cadeias funcionais dos respectivos sistemas de combate e a integração entre elas.

A arquitetura da embarcação é compatível com padrões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o que permite interoperabilidade com outras Forças.

O projeto também incorpora elementos stealth que reduzem a assinatura radar (capacidade, dentre outras coisas, de detecção do navio), aumentando a eficácia em missões táticas.

A Fragatas Classe “Tamandaré” contam com sistemas de lançamento de mísseis antinavio, mísseis antiaéreos de lançamento vertical, torpedos empregados na defesa contra ameaças submarinas, além de um canhão de 76 mm de tiro rápido, alta cadência e precisão.

Dispõe de um canhão de 30 mm para defesa de ponto, duas metralhadoras 12,7 mm e um sistema de despistamento destinado à autoproteção contra mísseis.

As fragatas possuem também hangar e convés de voo adequados à operação de aeronave embarcada, ampliando seu raio de ação e sua capacidade de resposta a ameaças.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas