O auxílio será concedido a pessoas em situação irregular nos EUA que se inscreverem para autodeportação até o final do ano, segundo o governo
Por Misto Brasil – DF
O governo dos Estados Unidos triplicou o auxílio oferecido a imigrantes que optarem por deixar voluntariamente o país, elevando o valor da assistência financeira para 3 mil dólares (R$ 16 mil), informou o Departamento de Segurança Interna (DHS) nesta segunda-feira (22/12).
Assista o vídeo logo abaixo com o novo ministro
O auxílio será concedido a pessoas em situação irregular nos EUA que se inscreverem para autodeportação até o final do ano, afirmou o DHS. A oferta inclui uma passagem aérea de volta ao país de origem.
“Imigrantes ilegais devem aproveitar esta oportunidade e se autodeportar, pois, caso contrário, nós os encontraremos, os prenderemos e eles nunca mais retornarão”, declarou a secretária do DHS, Kristi Noem, em comunicado.
Em março, o governo do presidente Donald Trump lançou uma nova versão do aplicativo chamado CBP Home para facilitar a autodeportação. O aplicativo, anteriormente chamado CBP One, foi usado pelo antecessor de Trump, Joe Biden, para permitir que imigrantes entrassem legalmente nos EUA.
Em maio, o DHS afirmou que o custo médio para prender, deter e deportar alguém sem status legal era de cerca de 17 mil dólares.
O presidente Trump, que assumiu o cargo em janeiro prometendo níveis recordes de deportações, intensificou a repressão à imigração. Embora tenha prometido remover um milhão de imigrantes por ano, seu governo deportou cerca de 622 mil imigrantes em 2025.
O governo prepara uma ofensiva ainda mais agressiva contra a imigração para o ano que vem, com bilhões de dólares em novos recursos. Autoridades americanas planejam contratar milhares de agentes de imigração, abrir novos centros de detenção e firmar parcerias com empresas externas para rastrear pessoas sem status legal.


























