Decreto define Cota de Tela nos cinemas brasileiros

Sala de exibição Cine Brasília filme JK Misto Brasil
Sala de exibição do Cine Brasília, opnde também acontece o Festival de Cinema de Brasília/Arquivo
Compartilhe:

O objetivo é promover a produção brasileira independente, garantindo a programação de uma quantidade mínima de sessões para exibição de filmes

Por Misto Brasil – DF

Ministério da Cultura (Minc) e a Ancine comunicam a publicação do Decreto nº 12.323/2025, que estabelece a Cota de Tela nos cinemas para o ano de 2026, em cumprimento ao estabelecido na Lei nº 14.814/2024.

A norma mantém os parâmetros vigentes, garante estabilidade regulatória ao setor e consolida os avanços recentes, como o aumento da presença e do público de obras brasileiras nas salas de exibição.

O objetivo da Cota de Tela nos cinemas é promover a produção independente, garantindo, dentre as opções de oferta pelos exibidores, a programação de uma quantidade mínima de sessões para a exibição de filmes brasileiros.

A definição da Cota de Tela para 2026 foi precedida pela realização de oitivas com o setor e embasada em estudos técnicos conduzidos pela Ancine, em especial a Avaliação de Resultado Regulatório (ARR), que orienta o acompanhamento contínuo da política.

Na sequência da publicação do Decreto, e a partir de uma Análise de Impacto Regulatório (AIR), a Ancine avaliará a adequação e atualização da Instrução Normativa nº 170/2024, com vistas à adoção de medidas que incentivem a permanência de obras em cartaz.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

❤️

Contribua com o Misto Brasil via Pix

Contribua com Misto Brasil via Pix