O volume de 18,5 milhões de passageiros é o maior já contabilizado na série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil, iniciada no ano 2000
Por Misto Brasil – DF
A aviação civil na região Nordeste impulsionada pelo aquecimento da economia regional e pela demanda de passageiros, registrou, de janeiro a novembro de 2025, a marca histórica de 18,5 milhões de passageiros transportados em voos com origem em seus aeroportos.
O resultado aponta para um dinamismo econômico que vai além da alta temporada tradicional, mostrando que a demanda por voos na região se mantém aquecida de forma consistente ao longo do ano, conforme análise do Ministério dos Transportes.
O volume é o maior já contabilizado na série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), iniciada no ano 2000. Os números indicam que esse será o melhor ano da região Nordeste na aviação doméstica e internacional.
Os dados revelam uma mudança de patamar na mobilidade da população e na conectividade dos estados nordestinos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 17,6 milhões de pessoas embarcaram nos terminais da região, o crescimento é de quase 1 milhão de novos viajantes.
O número indica que mais brasileiros estão tendo acesso ao transporte aéreo, seja para viagens de negócios, visitas familiares ou turismo.
O desempenho de novembro confirmou a tendência de alta e serviu como prévia para o fechamento do ano. Apenas no último mês, 1,69 milhão de passageiros iniciaram suas viagens a partir do Nordeste; um recorde histórico para o mês e um salto de cerca de 120 mil embarques em relação a novembro de 2024.



