As promoções das mercadorias que restaram do Natal podem chegar a 40%, segundo os próprios empresários que responderam a uma pesquisa
Por Misto Brasília – DF
As liquidações para queima de estoque das mercadorias que sobraram do Carnaval devem começar entre a primeira e a segunda quinzena de janeiro no comércio do Distrito Federal.
É a previsão da maioria dos lojistas que responderam a um levantamento do Instituto Fecomércio. A maioria (51,5%) pretendem realizar as liquidações, enquanto outros 48,5% esperam realizar outras estratégias de venda para atrair o consumidor.
A pesquisa mostra que a maioria dos lojistas pretende adotar reduções moderadas. Apenas uma parcela menor projeta descontos a partir de fevereiro, sendo 6,2% na primeira quinzena e 3,6% na segunda.
Do total, 43,9% indicam descontos de até 40%, enquanto 37,1% devem trabalhar com abatimentos de até 20%.
Para 13,3% planejam descontos de até 60% e 5,7% admitem reduzir os preços em mais de 60%, dependendo do produto e da necessidade de renovação do estoque.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, avalia que o período pós-Natal ajuda a manter o fluxo de clientes na baixa temporada.
“Janeiro é um mês estratégico para o varejo. Além das trocas, muitos consumidores aguardam esse momento para aproveitar preços mais atrativos. As promoções ajudam o lojista a reorganizar o estoque e estimulam o retorno do cliente ao comércio”.
A pesquisa do Instituto Fecomércio-DF contou com amostra de lojistas, composta por proprietários e gerentes, totalizando 252 empresas de distintos segmentos do comércio de bens.


