Senadores dos EUA impedem ações militares contra a Venezuela

Porta-aviões USS Geral Ford EUA Misto Brasil
O porta-aviões USS Geral Ford é o maior do mundo/Reprodução/X
Compartilhe:

Ele chamou a resolução de inconstitucional e afirmou que a votação “prejudica enormemente” a autodefesa e a segurança nacional dos EUA

Por Misto Brasil – DF

Senadores dos Estados Unidos aprovaram nesta quinta-feira (8) uma resolução que impede o presidente dos EUA, Donald Trump, de realizar novas ações militares contra a Venezuela sem a autorização do Congresso.

A decisão da Casa legislativa avançou após o governo liderado por Donald Trump sequestrar Nicolás Maduro, presidente venezuelano, e declarar controle sobre a Venezuela. Cinco senadores republicanos apoiaram a medida.
Com 52 votos a favor e 47 contra, o texto aprovado agora segue para a Câmara dos Representantes.

“Os republicanos que votaram com os democratas para retirar nossos poderes de defender os Estados Unidos nunca deveriam ser eleitos para cargos públicos novamente”, escreveu ele em suas redes sociais.

Ele chamou a resolução de inconstitucional e afirmou que a votação “prejudica enormemente” a autodefesa e a segurança nacional dos EUA, o que, segundo sua mensagem, impede a autoridade do presidente como comandante em chefe.

“Apesar de sua estupidez, a Lei dos Poderes de Guerra é inconstitucional, pois viola totalmente o artigo II da Constituição, como já foi determinado por todos os presidentes e seus Departamentos de Justiça antes de mim”, concluiu Trump.

O Artigo II da Constituição dos EUA define os poderes do presidente, incluindo o de comandante em chefe das Forças Armadas e Trump sustenta que a lei limita indevidamente esse poder presidencial. Ele argumenta que presidentes anteriores também consideraram essa lei inconstitucional, tentando mostrar que sua posição não é isolada.

O Congresso defende que a lei é constitucional justamente por controlar e equilibrar o poder presidencial sobre o uso da força militar.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas