O resultado marca o nono ano consecutivo de crescimento desde 2017, conforme dados fornecidos pelo governo chinês
Por Misto Brasil – DF
O comércio exterior da China cresceu 3,8% ano a ano em termos de yuan em 2025, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira, confomre divulgou a agência chinesa de notícias Xinhua.
No ano passado, o valor total do comércio exterior do país alcançou 45,47 trilhões de yuans (US$ 6,48 trilhões), segundo dados divulgados pela Administração Geral das Alfândegas (AGA). O resultado marca o nono ano consecutivo de crescimento desde 2017.
As exportações cresceram 6,1% ano a ano, atingindo 26,99 trilhões de yuans em 2025. As importações atingiram um recorde de 18,48 trilhões de yuans, com crescimento anual de 0,5%, consolidando o status da China como o segundo maior mercado de importação do mundo por 17 anos consecutivos.
Durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), o valor acumulado de importação e exportação da China ultrapassou 200 trilhões de yuans, representando um aumento de 40% em relação ao período do 13º Plano Quinquenal e uma taxa média anual de crescimento de 7,1%.
Em uma coletiva de imprensa do governo realizada em Beijing nesta quarta-feira, Wang Jun, vice-chefe da AGA, afirmou que as conquistas do comércio exterior da China são “verdadeiramente notáveis e arduamente conquistadas” diante dos desafios econômicos globais.
Wang atribuiu o crescimento constante do comércio exterior da China a três principais motores: as políticas pró-estabilização comercial do país, a liberação sustentada da demanda de importação de seu vasto mercado interno e um sistema industrial sofisticado que se adapta continuamente às necessidades em evolução do exterior.


