As projeções das televisões apontam para a mais baixa abstenção dos últimos 20 anos em eleições Presidenciais
Por Misto Brasil – DF
As projeções das televisões apontam para a passagem de André Ventura para o segundo turno das presidenciais portuguesas.
Ele deve enfrentar António José Seguro, que terá sido o mais votado neste domingo,
As projeções da ICS/SCTE/GFK/Pitagórica colocam Marques Mendes com os votos de entre 9,1% e 12,3% dos eleitores nacionais. Já a RTP/Católica acredita que o candidato do PSD poderá arrecadar entre 8% a 11% dos votos.
Leia – Eleições em Portugal têm 11 candidatos para a Presidência
Deverá ser o grande derrotado da noite – recorde-se que este foi também o candidato com maior orçamento para a campanha presidencial.
Gouveia e Melo, outro dos derrotados da noite, ficará com entre 9,2% e 12,4% ou com 11% a 14% das escolhas, dizem a Pitagórica e a RTP, respetivamente.
Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, não consegue ir para além dos 2,7% (ICS/SCTE/GFK/Pitagórica) ou dos 3% (RTP/Católica) e Manuel João Vieira pode mesmo superar António Filipe.
As projeções do ICS/SCTE/GFK/Pitagórica dizem que o músico garante entre 0,7% e 2,3% dos votos (a RTP/Católica) dá-lhe entre 1% e 2%, e António Filipe fica-se, no máximo, entre os 2% e os 3%.
As projeções das televisões apontam para a mais baixa abstenção dos últimos 20 anos em eleições presidenciais, conforme notou o jornal DN.
Os valores variam entre os 35,6 e 40,6%, projetados tanto pela CNN/TVI como pela SIC/SIC Notícias, e os 37 a 43% da RTP.
Nas eleições anteriores, em 2021, a abstenção nacional foi de 54,5% (com os valores da emigração, chegou aos 60,76%).
