No cenário externo, a geopolítica foi um dos fatores de risco na sessão de hoje, com o aumento das tensões sobre a Groenlândia
Por Misto Brasil – DF
Nesta segunda-feira (19), o dólar à vista encerrou a sessão a R$ 5,3640, com queda de 0,16%.
O movimento acompanhou a tendência externa. Por volta das 17h (horário de Brasília), o DXY, indicador que compara o dólar a uma cesta de seis divisas globais, como euro e libra, operava em queda de 0,34%, aos 99,053 pontos.
O especialista em investimentos da Nomad, Bruno Shahini, avalia que o dólar caminha para fechamento estável frente ao real em um ambiente de liquidez reduzida e baixa amplitude, em razão do feriado nos Estados Unidos, o que favoreceu movimentos técnicos no mercado de câmbio.
No cenário externo, a geopolítica foi um dos fatores de risco na sessão de hoje, com o aumento das tensões em torno da questão da Groenlândia e a ameaça de novas tarifas dos EUA à Europa.
A retórica da Casa Branca afetou as bolsas europeias, que fecharam majoritariamente em queda; porém, o movimento não se traduziu em busca por proteção na moeda americana.
O principal canal de transmissão de risco acabou sendo os metais preciosos, com alta do ouro e da prata, em um movimento de procura por ativos defensivos, dado o ambiente de baixa liquidez em que os mercados operaram hoje por conta do feriado nos EUA.


