O anúncio foi feito pela Fundação Valentino Garavani e por Giancarlo Giammetti, cofundador da maison e ex-parceiro
Por Misto Brasil – DF
Ludovico Clemente Garavani, conhecido simplesmente como Valentino , faleceu aos 93 anos. O estilista, criador da marca homônima, morreu em sua casa em Roma.
O anúncio foi feito pela Fundação Valentino Garavani e por Giancarlo Giammetti, cofundador da maison e ex-parceiro do estilista, registrou o Corriere Della Sera.
O velório será realizado na capela PM23, Piazza Mignanelli 23, em Roma, na quarta-feira, 21 de janeiro, e na quinta-feira, 22 de janeiro, das 11 às 18 horas.
A missa de corpo presente será realizada na sexta-feira, 23 de janeiro , às 11h, na Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, Piazza della Repubblica 8, em Roma.
Ele se considerava um homem de sorte : tinha tido tudo na vida: amor, sucesso e dinheiro.
“Esta era a minha paixão: desenhar roupas. Sou um desastre em tudo o resto!”, costumava dizer, com aquela mistura de ironia e lucidez que sempre o caracterizou.
Mesmo tendo se despedido dolorosamente da moda em 2007, Valentino Garavani, o Último Imperador , jamais saiu de cena por completo.
Ele continuou a desenhar vestidos especiais para amigos e para eventos artísticos. Pegava na caneta e no papel e, em pouco tempo, preciosos vestidos ganhavam forma, como os criados em 2012 para o Balé da Cidade de Nova York, para o qual desenhou 25 figurinos de sonho.
Uma de suas últimas aparições públicas foi em 2019, em Roma, no Teatro dell’Opera, para a ópera La Traviata , de Sofia Coppola . Ele havia criado os figurinos para o espetáculo, um feito do qual se orgulhava muito.
Lá no palco, emocionado e feliz com os aplausos, sempre elegante e com o bronzeado perfeito, não conseguiu esconder os evidentes sinais da doença que o acometia.
Fez algumas breves aparições até sua aposentadoria, dividindo seu tempo entre sua bela residência em Gstaad e sua casa em Roma.


