População da Ucrânia sofre com cortes de energia em pleno inverno

Ucrânia guerra fuga de civis Misto Brasília
Mãe e bebê fogem da guerra da Ucrânia contra a Rússia/Arquivo/Alaraby TV
Compartilhe:

Quase meio milhão de pessoas fugiram da capital ucraniana, Kiev. Quem permaneceu ficou sem aquecimento, sendo um dos momentos mais críticos

Por Misto Brasil – DF

A Ucrânia vive um dos momentos mais críticos desde o início dos ataques sistemáticos da Rússia à sua infraestrutura elétrica . A intensificação dessa ofensiva provocou cortes emergenciais de energia na maior parte do país durante a semana, em meio a um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos, com temperaturas abaixo de -10°C.

Quase meio milhão de pessoas fugiram da capital ucraniana, Kiev. Quem permaneceu ficou sem aquecimento, eletricidade ou água potável por dias.

A situação piorou nesta sexta-feira (23), após mais uma série de ataques russos.

O ministro da Energia, Denys Shmyhal, classificou o dia como o mais difícil desde o blecaute de novembro de 2022. Enquanto isso, autoridades dos Estados Unidos, Rússia e Ucrânia se reúnem em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para negociações sobre a guerra.

Durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na quinta-feira (22), o presidente Volodimir Zelenski disse que a Rússia estava deliberadamente atacando a infraestrutura crítica da Ucrânia para “causar apagões” e afetar os civis.

“Esta é a face da Rússia e, na verdade, esta é a face desta guerra“, registrou a DW.

a União Europeia anunciou o envio de 447 geradores emergenciais, avaliados em 3,7 milhões de euros, destinados a hospitais, abrigos e serviços essenciais. Segundo autoridades europeias, o objetivo é impedir que a Rússia “congele a Ucrânia até a submissão”.

A Polônia também intensificou seu apoio, enviando centenas de geradores de suas reservas nacionais, além de outros 90 doados pela cidade de Varsóvia para atender especialmente à região de Kiev.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas