Estado de emergência na Argentina por conta de incêndios

Argentina incêndio Patagônia
Incêndio na patagônia argentina já destruiu milhares de hectares/Arquivo;Reprodução vídeo
Compartilhe:

O governo Milei é criticado pelo corte de verbas para os parques nacionais e o desmantelamento de órgãos e políticas ambientais

Por Misto Brasil – DF

O governo da Argentina anunciou que decretará estado de emergência devido ao avanço dos incêndios que já destruíram mais de 45 mil hectares de florestas na região da Patagônia desde o início do ano.

O chefe de Gabinete do presidente Javier Milei, Manuel Adorni, publicou na rede social X, na quinta-feira (29), que o decreto de necessidade e urgência vai abranger as províncias de Chubut, Río Negro, Neuquén e La Pampa, facilitando o envio de recursos para prevenir e conter as chamas.

Os governadores dos estados patagônicos haviam manifestado na terça-feira que “a magnitude dos incêndios” exige “ferramentas excepcionais” – num contexto de mudanças nas condições climáticas e redução dos recursos estatais para prevenção de desastres ambientais.

O governo Milei é criticado pelo corte de verbas para os parques nacionais e o desmantelamento de órgãos e políticas ambientais, o que prejudicaram a capacidade de prevenção e resposta diante da tragédia.

O governo federal liberou ainda na quinta-feira 100 bilhões de pesos (aproximadamente R$ 360 milhões) às associações de bombeiros voluntários que combatem os incêndios e à Agência Federal de Emergências.

A resposta tardia de Milei veio após a repercussão negativa da participação do presidente em apresentação de sua ex-namorada, a comediante Fátima Florez, em teatro em Mar del Plata, na noite de terça-feira, durante evento organizado pela direita argentina chamado La Derecha Fest.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas