A cirurgia não estava inicialmente prevista, o que levou ao cancelamento de uma visita à Carreta da Mulher
Por Misto Brasil – DF
Terminou hã pouco a cirurgia de catarata no olho esquerdo do presidente Lula da Silva.
Por se tratar de um procedimento de baixa complexidade, a expectativa é de que ele receba alta ainda no mesmo dia.
A cirurgia não estava inicialmente prevista, o que levou ao cancelamento de uma visita à Carreta da Mulher, em Brasília, e de uma viagem programada para esta sexta ao Quilombo Kalunga, em Cavalcante (GO), a cerca de 300 quilômetros da capital federal.
Lula da Silva passou por exames preparatórios na quinta-feira (29). Nos últimos dois dias, o Palácio do Planalto deixou de divulgar a agenda pública do presidente.
O presidente chegou a Brasília na madrugada desta sexta-feira (30), após viagem ao Panamá, onde participou do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026, e passou o dia na Granja do Torto.
De acordo com a mídia, o presidente já havia sido submetido ao mesmo procedimento em 2020, quando operou o olho direito.
O Planalto do planalto informou em nota que o procedimento ocorreu “sem intercorrências e o presidente já recebeu alta hospitalar”.
Lula da Silva permanecerá esta sexta-feira e o fim de semana na residência oficial da Granja do Torto, em repouso. A previsão é que volte às atividades de rotina na segunda-feira (2)
A catarata é um processo natural do envelhecimento que provoca a perda de transparência do cristalino, lente natural dos olhos, tornando opaco e esbranquiçado.


