Entre os produtos comercializados em 2025 no Centro-Oeste, estão cosméticos e perfumaria, vestuário e moda, serviços financeiros
Por Misto Brasília – DF
Distrito Federal teve uma taxa de crescimento de 24% no envio de pacotes no ano de 2025 — envolvendo pequenos, médios e grandes negócios, em relação ao mesmo período do ano anterior, que posiciona o estado com o quinto maior índice de crescimento no período no país.
Esse levantamento faz parte da quarta edição do Mapa da Logística“, realizado pela Loggi, que apresenta dados e tendências de entregas de pacotes no quarto trimestre de 2025 no Brasil e pela primeira vez faz um balanço dos principais destaques de todo o ano.
Entre os produtos mais comercializados no 4º trimestre de 2025 na região Centro-Oeste do Brasil, estão cosméticos e perfumaria (1º), vestuário e moda (2º), serviços financeiros (3º), eletrônicos e informática (4º) e calçados (5º).
No recorte do quarto trimestre de 2025, o Distrito Federal aparece como o décimo estado em volume de envios realizados por pequenas e médias empresas (PMEs), evidenciando a presença crescente dos pequenos negócios no ecossistema logístico local.
O levantamento também mostra que o Centro-Oeste é a terceira região com maior volume de envios por PMEs no país, refletindo a expansão do comércio digital e a consolidação de novos polos logísticos fora do eixo Sul-Sudeste.
Aponta mudanças estruturais na operação logística do e-commerce. Embora a coleta ainda represente 67% das operações de PMEs em 2025, o uso de pontos de recebimento — modelo conhecido como Pick up and Drop off points (PUDOs) — já responde por 33% dos envios, com uma utilização sete vezes maior do que em 2024.
A tendência indica a adoção de modelos mais flexíveis, escaláveis e eficientes por parte dos empreendedores.


