Ícone do site Misto Brasil

STF julga ação que pede fim de secretaria do TCU

TCU prédio fiscalização Misto Brasil

Prédio do Tribunal de Contas, na área administrativa federal de Brasília/Arquivo/Divulgação

O processo está com o ministro Edson Fachin que analisa um pedido para extinção de Secex, que seria um desvio da atribuição de fiscalização

Por Misto Brasil – DF

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira (11) contra a Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (Secex Consenso), estruturada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O partido Novo que entrou com a ação pede a extinção imediata do órgão e a anulação dos acordos previamente firmados. Veja a ação.

A deputada Adriana Ventura (SP) acredita que o TCU se afastou de sua atribuição constitucional, de fiscalizar e exercer o controle externo.

“Depois da Secex Consenso, o Tribunal de Contas passou a intermediar acordos e decidir sobre políticas públicas, enfraquecendo os mecanismos de controle, os pareceres e a atuação dos técnicos da entidade. O TCU é para fiscalizar o uso de dinheiro público, não pode atuar como articulador de acordo, muito menos funcionar como um balcão de negócios”.

Ainda segundo Adriana Ventura, o TCU passou a ser um órgão de negociação ampla entre Poder Executivo e pessoas diretamente interessadas nos conflitos, com protagonismo no processo de tomada de decisão, inclusive com a criação de parâmetros não previstos em lei.

Sair da versão mobile