O planejamento é sustentado pelo emprego de informações, análise de dados e adoção das melhores práticas operacionais, segundo a PM
Por Misto Brasília – DF
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) manterá o emprego diário de policiamento nos eventos do Plano Piloto e demais regiões administrativas durante o Carnaval 2026.
O policiamento será reforçado com viaturas e efetivos a pé, do início até a dispersão do público, atuando em múltiplas camadas de segurança nas áreas de maior concentração de foliões, de acordo com a Agência Brasília.
“É importante ressaltar que a Operação Carnaval é um evento à parte e não compromete o policiamento de rotina”, explica o chefe do Departamento de Operações da corporação, coronel Wesley Santos.
A PMDF destaca que o planejamento do Carnaval 2026 teve início ainda antes da virada do ano de 2025 para 2026, com foco na identificação e mitigação de riscos e na realização de briefings, com cerca de 200 oficiais responsáveis pelo comando das frações de tropa no terreno.
O planejamento é sustentado pelo emprego de informações, análise de dados e adoção das melhores práticas operacionais, priorizando técnica, profissionalismo e eficiência.
Durante o período carnavalesco, policiais militares serão empregados diariamente em todo o Distrito Federal.
Haverá policiamento a pé, motorizado e especializado, incluindo efetivos do Patamo, Rotam, Policiamento Montado e do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), especialmente nas linhas de revista, com o objetivo de retirar objetos que possam comprometer a segurança como armas brancas, drogas, armas de fogo e munições.
“As linhas de revista são essenciais para garantir a segurança dos foliões, e a colaboração do público é fundamental para termos um Carnaval seguro, especialmente nas áreas centrais”, ressalta o coronel Wesley Santos.
Haverá vários pontos de abordagem e revista em diferentes territórios carnavalescos, com intuito de prevenir a prática de ilícitos.
O policiamento também será reforçado em estações do metrô e na Rodoviária do Plano Piloto, em parceria com órgãos de mobilidade urbana, locais que concentram grande fluxo de pessoas, sobretudo na dispersão dos eventos.























