O motivo da medida seria a queda nas vendas na China, concorrência com marcas chinesas e as tarifas impostas pelos EUA
Por Misto Brasil – DF
A montadora alemã Volkswagen planeja um novo programa de cortes no valor de 60 bilhões de euros (R$ 372 bilhões), segundo reportagem publicada nesta segunda‑feira (16) pela revista alemã Manager Magazin.
Citando fontes internas, o artigo afirma que os cortes planejados até 2028 equivalem a 20% dos gastos da empresa e afetam todas as subsidiárias do grupo, que também inclui as marcas Audi, Skoda e Porsche.
O fechamento de fábricas também não está descartado, assim como novos cortes de vagas, diz a reportagem. O CEO Oliver Blume teria apresentado o plano aos 120 principais executivos da companhia em meados de janeiro.
O motivo da medida seria a queda nas vendas na China, concorrência com marcas chinesas e as tarifas impostas pelos Estados Unidos, que tornaram insuficientes os esforços anteriores de corte de custos.
A empresa está sob pressão financeira e teve sua perspectiva de crédito do índice americano S&P rebaixado para “negativo” devido ao risco de não cumprimento de metas financeiras.
Em 2024, a gigante automobilística causou comoção ao admitir que poderia encerrar plantas industriais da Alemanha – algo inédito em sua história, conforme informou a Agência DW.


























