Em 2025 foram 15 toneladas. Em 2026, 29 toneladas. Houve um aumento considerável de foliões, segundo o SLU
Por Misto Brasília – DF
Após dias de intensa circulação de foliões, o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) concluiu uma operação que mobilizou 1.200 profissionais em três turnos para garantir a limpeza permanente dos principais pontos da festa.
Foram recolhidas 29 toneladas de resíduos em todo o Distrito Federal, quase o dobro das 15 toneladas registradas em 2025.
Segundo o subdiretor de Limpeza Urbana, Everaldo Araújo, o aumento no volume recolhido à maior presença de público neste Carnaval.
“Em 2025 foram 15 toneladas. Em 2026, 29 toneladas. Houve um aumento considerável de foliões”, explicou.
“Após o término dos blocos, as equipes já entravam de forma rápida e efetiva para entregar, no dia seguinte, todos os locais limpos”.
A gari Hillary Leal participou da operação e também integrou o bloco Vassourinhas, formado por trabalhadores do SLU.
“É um momento muito bom, porque a gente vê que o nosso trabalho é notado”.
Hillary trabalhou na limpeza nos dois últimos anos e percebeu mudança no comportamento do público.
“Teve aumento de pessoas e de lixo, mas também houve mais conscientização. A gente notou uma separação melhor dos resíduos, o que facilita o nosso trabalho”.
Maria das Graças Cardoso reforça o sentimento de dever cumprido. Ela fez um apelo à população:
“Separar o lixo ajuda muito. A gente corre risco com vidro e material perfurocortante. Se a população colaborar, ajuda a gente e ajuda o meio ambiente.”
A professora Aritane Carvalho Nascimento destacou a importância da agilidade do SLU. “Quando o turista chega e encontra a cidade limpa, ele consegue aproveitar a paisagem”.





















