A Festa da Primavera marca o início do tradicional Ano Novo Chinês. O Ano do Cavalo começa em 17 de fevereiro
Por Misto Brasil – DF
No primeiro dia do Ano Novo Lunar, a maior feira de templo de Pequim foi aberta no Parque Ditan, com a reencenação de uma cerimônia imperial de adoração à Terra e a tradicional dança do leão, informou um correspondente da Sputnik.
As feiras de templo são parte essencial das celebrações do ano novo chinês, que começaram entre 16 e 17 de fevereiro e se estenderão por quase três semanas.
O ano de 2026 marca o 105º aniversário da fundação do PCCh e o lançamento do 15º Plano Quinquenal.
O presidente chinês Xi Jinping pediu o avanço no desenvolvimento de alta qualidade, a manutenção da harmonia e estabilidade sociais, e o exercício consistente da autogovernança plena e rigorosa do Partido, a fim de garantir um sólido começo para os próximos cinco anos.
A Festa da Primavera marca o início do tradicional Ano Novo Chinês. O Ano do Cavalo começa em 17 de fevereiro.
A tradição foi inscrita na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco em 2024.
O presidente chinês, Xi Jinping, estendeu neste sábado as saudações da Festa da Primavera em uma recepção em Beijing para inaugurar o Ano Novo Chinês – o Ano do Cavalo.
No Grande Palácio do Povo, Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, transmitiu as saudações de Ano Novo em nome do Comitê Central do Partido e do Conselho de Estado a todos os chineses, tanto no país quanto no exterior.
Descrevendo o Ano da Serpente que está terminando como extraordinário, Xi disse que a China enfrentou as dificuldades de frente e fez novos progressos diante de um ambiente complexo e volátil, tanto nacional quanto internacional.
Assim, elevaforça econômica, as capacidades científicas e tecnológicas, as capacidades de defesa nacional e a força nacional geral da China a novos patamares, registrou a agência de notícias Xinhua.
No ano passado, a economia da China resistiu à pressão e manteve o crescimento, demonstrando forte resiliência e vitalidade, disse Xi.























