José Luís Ábalos foi condenado por crimes no fornecimento de máscaras faciais durante a pandemia de Covid-19
Por Misto Brasil – DF
O Supremo Tribunal da Espanha condenou o ex-ministro dos Transportes, José Luis Ábalos, a 24 anos de prisão por seu envolvimento em um esquema de corrupção ligado à concessão de contratos para o fornecimento de máscaras faciais durante a pandemia de Covid-19.
Ele foi uma figura importante do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) do primeiro-ministro Pedro Sánchez
O tribunal também condenou seu ex-assessor Koldo García a 19 anos de prisão e o empresário Víctor de Aldama a quatro anos e meio.
A sentença, adotada por unanimidade por um painel de sete juízes, concluiu que os três homens formaram uma organização criminosa com funções claramente definidas, visando obter benefícios financeiros por meio de práticas corruptas.
Ábalos e García foram condenados por crimes como participação em organização criminosa , suborno, peculato e tráfico de influência.
Segundo a sentença, o esquema desempenhou um papel na atribuição de contratos para o fornecimento de 13 milhões de máscaras faciais às entidades estatais espanholas Puertos del Estado e à operadora de infraestrutura ferroviária Adif, através de uma empresa ligada à Aldama, durante as fases mais críticas da pandemia de Covid-19.
O tribunal concluiu que Ábalos recebeu uma série de benefícios em troca da promoção de seus interesses comerciais.
Esses benefícios incluíam um pagamento mensal de 10 mil euros para o que foram descritas como suas “despesas fixas”, o pagamento de despesas de moradia para uma pessoa de seu círculo íntimo e a contratação de duas mulheres ligadas ao ex-ministro em empresas públicas supervisionadas pelo Ministério dos Transportes.

















