Esse volume acumulado em cinco meses já supera em 3% todo o ano de 2024 e representa quase 37% de todo o ano de 2025
Por Misto Brasil – DF
O mercado brasileiro de ônibus elétricos consolidou uma nova fase nos primeiros cinco meses de 2026, deixando os projetos-piloto para trás e entrando definitivamente em escala operacional.
De janeiro a maio, o país registrou o emplacamento de 311 unidades, um avanço de 14,3% em comparação ao mesmo período de 2025.
Leia – adesão a ônibus elétricos é lenta nas cidades mais populosas
O grande destaque ficou para o mês de maio, que anotou uma disparada expressiva de 450% ao saltar de 24 licenciamentos no ano anterior para 132 veículos atuais.
Esse volume acumulado em cinco meses já supera em 3% todo o ano de 2024 e representa quase 37% de todo o ano de 2025 — sem contar a megadata de entrega de 500 ônibus elétricos pela Prefeitura de São Paulo no último domingo (21).
O avanço é sustentado pela força da indústria local: das unidades emplacadas, 99% (308 veículos) foram fabricadas no Brasil, com liderança da Eletra (48% do mercado), seguida por BYD (31%) e Mercedes-Benz (15,2%).
Geograficamente, o Sudeste concentra 95,2% dos emplacamentos, puxado quase integralmente pelo estado de São Paulo.
O Centro-Oeste aparece na vice-liderança com 15 veículos em Goiânia.
Sete municípios registraram novos ônibus até maio, com a capital paulista abarcando 86,5% do total nacional (269 unidades).
O boom do setor reflete diretamente a combinação de metas agressivas de descarbonização urbana, ampliação de linhas de financiamento público e maior oferta de modelos no território nacional.
Municípios com emplacamento de ônibus elétrico
Janeiro a maio/2026
1º São Paulo 269 (86,5%)
2º Goiânia 15 (4,8%)
3º Osasco 12 (3,9%)
4º São Bernardo do Campo 11 (3,6%)
5º Confins 2 (0,6%)
6º Rio de Janeiro 1 (0,3%)
7º Santos 1 (0,3%)
Total 311
















