O consumo de álcool em público fica vetado a partir de sexta-feira por conta da onda de calor que atinge a França
Por Misto Brasil – DF
Parisienses serão proibidos de consumir álcool em público a partir do meio-dia desta sexta-feira (25), em uma tentativa de conter os problemas de saúde causados pela onda de calor que atinge a França e grande parte da Europa.
A proibição foi anunciada nesta quinta-feira pelo chefe de polícia da capital francesa, Patrice Faure.
Por decreto, o consumo de álcool em público fica vetado das 12h de sexta-feira até 7h de sábado, e das 12h de sábado às 7h de domingo.
A proibição, contudo, “não se aplica a áreas de espaços públicos normalmente ocupadas por restaurantes e bares com as licenças necessárias”.
“Como vocês sabem, beber álcool sob sol forte pode ter um efeito devastador”, declarou Faure à emissora BFM.
O decreto também proíbe a venda de produtos alcoólicos para viagem a partir das 18h de sexta-feira às 7h de sábado e das 18h de sábado às 7h de domingo.
“Essa proibição também se aplica a estabelecimentos comerciais que vendem exclusivamente essas bebidas”, diz o texto.
As medidas, segundo o chefe de polícia, são necessárias diante da sobrecarga de hospitais na capital e arredores em meio ao calor recorde. Segundo ele, o corpo de bombeiros viu o número de atendimentos dobrar, alcançando mais de 2.500 operações nesta quinta-feira.
“Nós estamos chegando a um ponto de saturação nas instalações hospitalares”, disse Faure, acrescentando que “o número de internações continua aumentando”.
“Preciso garantir que a pressão diminua”, afirmou.
O Ministério da Saúde francês afirma ter registrado 25 paradas cardíacas em Paris ao longo de 24 horas na quarta-feira, em comparação com menos de 10 normalmente. Nesse dia, os termômetros na capital francesa passaram dos 41ºC.















