Texto de Stéfane Rodrigues
Diante das queixas do PMDB após perder espaço na Esplanada dos Ministérios, dois deputados da legenda estão entre os postulantes à recriação do cargo de “líder da maioria” na Câmara dos Deputados, como já existe no Senado.
Um deputado é Lelo Coimbra, do Espírito Santo, e o outro Baleia Rossi, de São Paulo. O capixaba está no terceiro mandato e presidiu comissões como a que mudou as regras do pré-sal e também atuou na relatoria da Medida Provisória MP 691, que tratou sobre regulamentação dos terrenos de marinha.
“Se me couber cumprir esse papel, farei com muita alegria, mas é preciso que seja construído coletivamente”, comentou Lelo. Ele tem 62 anos e é médico.
Alguns peemedebistas avaliam que a nomeação de Coimbra seria uma forma de melhorar a relação com o governador do ES, Paulo Hartung (PMDB), que anunciou ter decidido deixar o partido.
Aos 44 anos, Baleia Rossi, por sua vez, é líder do PMDB na Casa e está na primeira legislatura. Segundo sua assessoria de imprensa, “os diálogos ainda estão acontecendo”.
O PMDB ainda é a maior bancada da Câmara, com 65 deputados. Com a recriação do posto, o presidente evitaria indisposição com o chamado “centrão”.
E, assim, retirando da liderança do governo o deputado federal André Moura (PSC-SE), próximo ao ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ).


























