Lygia Fagundes Telles está sendo velada em São Paulo

Lygia Fagundes Telles escritora Misto Brasília
Lygia Fagundes Telles era uma das mais importantes escritoras vivas do Brasil/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

Ela era uma das maiores escritoras brasileiras vivas. Ela faria nos próximos dias 99 anos

A escritora Lygia Fagundes Telles, conhecida como a dama da literatura brasileira, morreu aos 98 anos, em São Paulo. Segundo sua agente literária e a Academia Brasileira de Letras (ABL), ela estava em sua casa e faleceu de causas naturais.



O corpo da escritora está sendo velado na Academia Paulista de Letras (APL), no centro de São Paulo, desde as 17h40 deste domingo. Amigos, políticos e admiradores passam pelo prédio da APL, no Largo do Arouche,

Lygia era uma das maiores escritoras brasileiras vivas. Ela ganhou em 2005, pelo conjunto da obra, o prêmio Camões, o principal da língua portuguesa, e o prêmio Jabuti por quatro vezes, em 1966, 1974, 1996 e 2001. Em 2016, tornou-se a primeira mulher brasileira a ser indicada ao prêmio Nobel de literatura.


Ela integrava a Academia Brasileira de Letras desde 1985 e também a Academia Paulista de Letras.

Entre seus livros mais famosos, estão Antes do Baile Verde, de 1970, que venceu o Grande Prêmio no Concurso Internacional de Escritoras, na França, As Meninas, de 1973, que ganhou o Jabuti, Ciranda de Pedra, seu primeiro romance, de 1954, e que foi adaptado para a televisão, e O Jardim Selvagem, de 1965.

Ela teve seus livros traduzidos para diversos idiomas, inclusive alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco e tcheco.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas