Homens armados promovem massacre em igreja católica

Massacre igreja Nigéria África
Corpos dentro de uma igreja após um ataque em plena missa católica/Nigerian Tribune
Compartilhe:

Os atiradores invadiram um templo no Sudoeste da Nigéria quando acontecia uma missa

Dezenas de pessoas morreram neste domingo (05) depois que homens armados atacaram uma igreja católica em Owo, cidade do sudoeste da Nigéria. Este é o país mais populoso da África.

Um médico de um hospital da cidade, disse à agência Reuters que nada menos que 50 corpos foram transferidos para o Centro Médico Federal em Owo e para o Hospital Católico de St. Louis. O ataque foi feito por homens armados, publicou o Nigerian Tribune.



O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, condenou o ataque, chamando-o de “hediondo”. A identidade dos agressores e a motivação do ataque ainda estão sendo investigados.

A mídia nigeriana informou que homens armados atiraram contra os fiéis e detonaram explosivos na igreja. Entre os mortos estão mulheres e crianças. Vídeos que parecem ter sido registrados na cena do ataque mostram corpos de fiéis em poças de sangue enquanto pessoas ao redor choram.

Funmilayo Ibukun Odunlami, porta-voz da polícia do estado de Ondo, onde fica a cidade de Owo, confirmou que o ataque ocorreu na Igreja Católica de São Francisco em Owo e disse que a polícia emitirá uma nova declaração em breve. “Ainda é cedo para dizer quantas pessoas morreram. Mas muitos fiéis perderam suas vidas e outros ficaram feridos”, disse Odunlami à agência AFP.



O deputado Adelegbe Timileyin, que representa a área de Owo na câmara federal da Nigéria, afirmou que o padre responsável pela paróquia foi levado pelos agressores. O governador do estado de Ondo, Arakunrin Oluwarotimi Akeredolu, por sua vez, condenou o “ataque vil e satânico“. Akeredol, interrompeu uma viagem à capital federal, Abuja, e retornou ao seu estado após o ataque. “Vamos comprometer todos os recursos disponíveis para caçar os responsáveis e fazê-los pagar”, disse em comunicado.

A igreja em um comunicado divulgado ao público e assinado pelo Rev. Pe. Agostinho Ikwu, diretor de Comunicação Social da diocese, afirmou no domingo que “é domingo de Pentecostes, quando se espera que todo católico esteja na Igreja para comemorar a solenidade. É tão triste dizer que enquanto a Santa Missa estava acontecendo, homens armados desconhecidos atacaram a Igreja Católica de São Francisco, Owo, Estado de Ondo. Deixando muitos temidos mortos e muitos outros feridos e a Igreja violada.

“A identidade dos perpetradores permanece desconhecida enquanto a situação deixou a comunidade devastada”.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas