Sistema de montagem e desmontagem está disponível a 100 dias das eleições de 2022
Pela primeira vez, uma urna eletrônica foi aberta em uma rede social. A iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, aconteceu nesta quinta-feira (23), numa ação inédita a 100 dias das eleições de 2022.
A disponibilização dos vídeos que mostraram como a urna eletrônica funciona por dentro faz parte da parceria entre o Tribunal e o Kwai para combater a desinformação, firmada no dia 15 de fevereiro deste ano, informou a assessoria de imprensa da empresa.
Foram divulgados cinco vídeos no perfil oficial do TSE no Kwai, nos quais o coordenador de Tecnologia Eleitoral do Tribunal, Rafael Azevedo, abre a urna e explica, com uma linguagem informal e atrativa, tudo sobre o equipamento que transformou o processo eleitoral brasileiro, trazendo mais segurança e transparência.
Por meio dos vídeos será possível descobrir como a urna é montada, os itens que a integram, a funcionalidade de cada um deles, entre outros aspectos. O Kwai terá ainda uma página especial na plataforma com a tag #DeOlhoNaUrna, reunindo os conteúdos desta ação, e também com link de direcionamento para o novo hotsite sobre a urna eletrônica criado pelo TSE.
Segundo o coordenador de Modernização do TSE, Célio Wermelinger, o objetivo da nova página é reunir todas as informações sobre a urna eletrônica em único local, dando visibilidade também às fases que integram o ciclo de vistorias do processo eleitoral, com informações detalhadas de cada uma delas, incluindo fases posteriores à realização das eleições. Traz ainda uma linha do tempo, com a cronologia dos avanços no equipamento e as características de cada modelo usado pela Justiça Eleitoral até hoje em dia.
























