Manifesto foi divulgado na segunda-feira, em reação imediata aos discursos inflamatórios do presidente
Uma petição em defesa da democracia no Brasil – reagindo aos crescentes ataques do presidente Jair Bolsonaro às instituições e ao sistema eleitoral, a dois meses antes das eleições presidenciais – já recolheu mais de meio milhão de assinaturas.
Lançada por membros da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), na tarde do sábado (30) a Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de direito! havia reunido mais de 546 mil signatários.
“Estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições”, estimam os autores do texto, também assinado por antigos juízes do Supremo Tribunal Federal.
O manifesto foi divulgado na segunda-feira, em reação imediata aos discursos inflamatórios do atual mandatário no lançamento de sua campanha de reeleição, em 24 de julho.
Nele, condenam-se os “ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o Estado democrático de direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira”. “São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional”, prossegue o texto, sem nunca mencionar Bolsonaro.




