Vendas no comércio varejista têm queda no mês de junho

comércio df vendas Misto Brasília
Atividades comerciais no varejo teve um leve crescimento em novembro/Arquivo

Resultados negativos foram registrados em vários estados após quatro quatro meses

Em junho, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista variou -1,4% com resultados negativos em 23 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Minas Gerais (-7,7%), São Paulo (-2,5%) e Espírito Santo (-2,5%).

Houve taxas positivas em quatro estados com destaque para Paraíba (2,5%), Tocantins (1,0%) e Maranhão (0,4%).

As principais influências sobre o varejo, em junho, foram tecidos, vestuário e calçados e hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. Veja o quadro abaixo.



Para a mesma comparação, no comércio varejista ampliado, a variação entre maio e junho de 2022 foi de -2,3% com resultados negativos em 23 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Ceará (-5,2%), Minas Gerais (-4,6%) e Bahia (-4,5%). Por outro lado, pressionando positivamente, figuram quatro das 27 das Unidades da Federação, com destaque para Mato Grosso do Sul (1,2%), Mato Grosso (1,0%) e Pernambuco (0,5%).

Após os quatros primeiros meses de 2022 registrarem crescimento no volume de vendas na margem, os resultados de maio e junho invertem a trajetória, com -0,4% em maio e -1,4% em junho. Assim, o primeiro semestre de 2022 fecha acumulando alta de 1,4% ante o primeiro semestre de 2021.

O resultado de junho está -3,3% abaixo do máximo da série, registrado em outubro de 2020, e 1,6% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020).



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas