Pico de consultas, incluindo nas lojas presenciais, deve acontecer neste sábado
Até domingo o comércio no Brasil espera movimentar R$ 24 bilhões em compras para o Dia dos Pais, segundo estimativas da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. Para as compras online, o faturamento pode chegar as R$ 6,4 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
A pesquisa da CNDL aponta que o consumidor está cauteloso em relação aos gastos. Oito em cada dez brasileiros (78%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras. A principal forma de pesquisa são os sites e aplicativos (73%), lojas de shopping (53%), as redes sociais (41%) e lojas de rua (38%).
O estudo “Tendências e Insights para o Dia dos Pais” realizado pela agência de marketing digital Macfor, as buscas na internet relacionadas à data começam entre um mês e 15 dias antes, e, se intensificam nos últimos seis dias que antecedem a ocasião, tendo um pico às vésperas da comemoração.
Ainda segundo a agência, 68% das pesquisas online são feitas por mulheres e 38% por homens. Tais buscas são lideradas por mulheres dos 18 aos 34 anos e entre os homens predomina a faixa etária dos 25 aos 34 anos.
O líder da Macfor, Thiago Pereira , acredita que esse pico pode representar um alto volume de pesquisas feitas dentro das lojas físicas, durante as compras presenciais, “algo vinculado à consulta de preços para talvez servir de barganha para descontos ou mesmo como base comparativa de custo benefício”, diz.