Evento acontece simultaneamente no Distrito Federal e também em Alto Paraíso de Goiás
Por Misto Brasília – DF
No domingo (11) o Grito pelo Cerrado, no Eixão Norte, vai alertar para a importância e as consequências da destruição do Cerrado brasileiro. A ação que será realizada das 10 às 13 horas, faz parte da campanha #VotePeloCerrado, que começou no dia 30 de agosto pelo Instituto Sociedade, População e Natureza.
As atividades do dia incluem ações culturais de corrida de tora com os povos indígenas Xavante e Timbira, oficina artística para crianças, oficina percussiva Vivendo & Batucando, ações musicais e mais.
A outra parte da campanha começa nesta sexta-feira (09) no Festival Ilumina, Aldeia Multiétnica de Alto Paraíso de Goiás. O Cerrado é a savana mais biodiversa do mundo e também conhecida como berço das águas do Brasil.
Entre agosto de 2020 e julho de 2021, o Cerrado perdeu área de vegetação nativa equivalente a 6 cidades de São Paulo, um aumento de 8% em relação ao ano anterior. O Cerrado abriga os aquíferos Guarani, Bambuí e Urucuia, além de nascentes de oito das doze principais regiões hidrográficas do Brasil.
“É importante que as pessoas conheçam a diversidade de sabores do Cerrado, o potencial que esses frutos têm para geração de renda e a conservação da biodiversidade”, comentou a coordenadora do Programa Cerrado e Caatinga do Instituto explica Isabel Figueiredo. A assessora técnica do ISPN, Terena Castro, garante que a conservação do Cerrado é urgente e possível.