Haverá três pilares de ação no termo de cooperação das secretarias e dos Ministérios Públicos
Por Misto Brasília – DF
Os Ministérios Públicos de Goiás e do Distrito Federal irão fiscalizar o atendimento de pacientes e o trabalho de contenção como a dengue. Com a participação das duas secretarias da saúde, foi firmado um termo de cooperação que tem como objetivo a atingir as pessoas que moram na região do Entorno do Distrito Federal.
Segundo informou hoje a assessoria do Ministério Público do DF, os estados estabeleceram três pilares de ação. O primeiro deles é no campo da vigilância, em razão do alto nível de arboviroses, como a chikungunya, doença de chagas e dengue.
O segundo foi o da regulação entre as diversas unidades de saúde, para aprimorar o ingresso dos pacientes nos dois sistemas, tanto em Goiás, como no DF. A ideia é identificar os principais serviços e assistências a serem compartilhados entre as duas regiões, de forma organizar o fluxo de encaminhamento dos pacientes para o Distrito Federal.
Para o procurador distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo, a parceria é fundamental para o aprimoramento do atendimento do sistema de saúde dos dois estados. “São milhares, se não mais de um milhão de pessoas, que transitam entre o DF e Goiás, por isso um tratamento único, atencioso e eficaz por parte dos dois estados é essencial”, destacou.