Local reúne 34 famílias de produtores rurais. Durante a semana passam pelo local 3 mil pessoas
Por Misto Brasília – DF
O prédio do tradicional Empório Lago Oeste (DF 003, km 0,4, Balão do Colorado), que reúne 34 famílias, será demolido até o início de novembro. Nesta terça-feira (11) deverá acontecer uma reunião entre os produtores rurais e representantes da Secretaria da Agricultura para discutir a situação.
O prédio foi construído há cerca de 20 anos com recursos do Banco do Brasil e do Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A ação para a demolição entrou na justiça há alguns anos e obteve sucesso na segunda instância.
O argumento da empresa Roma é que a faixa de domínio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), onde foi construído o prédio, não garante a legalidade da construção.
Os produtores rurais querem que a ordem judicial seja cumprida somente após a construção de um novo prédio. O projeto do novo Empório do Lago Oeste possui recursos alocados através de emenda parlamentar em torno de R$ 1,2 milhão. O DER já disponibilizou uma área própria para o empório.
No local são comercializados diversos produtos hortigranjeiros e pelo menos 3 mil pessoas passam pelo local toda semana. De acordo com o site da entidade, o Lago Oeste tem despertado o interesse dos turistas e moradores do Distrito Federal pela sua natureza, clima, agroecologia, ruralidade, gastronomia e inúmeras atividades de lazer e esporte.
As propriedades se uniram e criaram o roteiro de turismo rural Viva Lago Oeste, visando oferecer, a visitantes e moradores, produtos e serviços de qualidade e experiências no campo.