Para o decano político, o atual presidente Bolsonaro representa um voto contra as instituições
Por Misto Brasília – DF
O ex-presidente da República José Sarney (MDB) declarou apoio a Lula da Silva (PT). Em texto divulgado nesta segunda-feira (24), intitulado Voto pela democracia, ele afirma que o petista é o melhor para o Estado de bem-estar social e que o voto em Jair Bolsonaro (PL) é contra as instituições.
“O voto em Lula — que já tem seu lugar na História do Brasil como quem levou o povo ao poder e como responsável por dois excelentes governos — é voto pela democracia, pela volta ao regime de alternância de poder, pela busca do Estado de bem-estar social. A diferença é clara”, acrescenta José Sarney.
“O voto em Bolsonaro é voto contra as instituições, que terá como consequência anos de autocracia, um regime de força, construído na mentira sistemática e no abuso do poder”, diz.
Primeiro presidente civil do Brasil após mais de 20 anos de ditadura militar, Sarney, cujo governo foi de 1985 a 1990, também critica o chamado orçamento secreto, classificando o mecanismo envolvendo emendas de relator como “campo privilegiado para os interesses escusos”.
Ele faz um paralelo entre o atual governante e outros líderes mundiais ultraconservadores, como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o ex-presidente americano Donald Trump e o premiê da Hungria, Viktor Orbán, registrou a Agência DW.
Sarney diz que eleições serão limpas