Joe Biden diz que EUA vai cumprir metas da COP27 até 2030

EUA Joe Biden democrata Misto Brasília
Joe Biden é o atual presidente dos Estados Unidos/Arquivo/Angop
Compartilhe:

Presidente norte-americano garante que “estamos provando que boa política climática é boa política econômica”

Em discurso durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP27), nesta sexta-feira (11), no Egito, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou “com confiança” que seu país atingirá até 2030 as metas climáticas estabelecidas no Acordo de Paris, divulgou a DW.



Ele ressaltou que a Lei de Redução da Inflação (IRA) dos democratas, aprovada em meados do ano, dedicará US$ 368 bilhões ao longo da próxima década para redução dos gases do efeito estufa e migração para fontes energéticas verdes. Esses planos impulsionarão uma transição transformadora para uma economia e infraestrutura verdes, criando empregos no processo, segundo Biden.

“Estamos provando que boa política climática é boa política econômica”, reforçou o político de 79 anos, acrescentando que a guerra da Rússia contra a Ucrânia e os “arautos” da mudança climática “que já estão entre nós” tornaram ainda mais urgente a transição para um mundo livre de combustíveis fósseis.

“A crise climática tem a ver com segurança humana, econômica, ambiental e nacional, e com a própria vida do planeta”: se é para o mundo vencer essa luta, para dobrar a curva das emissões, todas as nações devem “dar um passo à frente”, instou durante a conferência que vai até 18 de novembro na estação balnearia egípcia de Sharm El-Sheikh.



O chefe de Estado democrata Joe Biden declarou ainda que os EUA dobrarão seu comprometimento financeiro para os fundos globais de adaptação climática, que visam ajudar os países mais vulneráveis a se ajustarem à vida num mundo que se torna cada vez mais quente.

Só para a África, serão mobilizados US$ 150 milhões. Além disso, se concederá. apoio ao novo “Escudo Global“, a iniciativa do G7 de seguro contra riscos climáticos, voltada para perdas e danos causados por desastres meteorológicos. O Egito também receberá 500 milhões dólares dos EUA e da União Europeia para ajudar com os custos de sua transição para a energia verde, citou Biden.



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas