O quantitativo está previsto na Lei Orçamentária da União. Mercado de concursos deve ficar aquecido
Por Misto Brasília – DF
O Congresso Nacional deve discutir e votar até sexta-feira (16), o Orçamento da União para 2023. O que pode atrasar essa votação é a PEC da Transição, que poderá ir à plenário na quarta-feira (14).
Embora ocorra uma intensa discussão acerca da falta de dinheiro para o AuxílioBrasil/Bolsa Família, para as universidades e também para investimentos, diversos concursos públicos podem ser confirmados no próximo ano. Nesta semana, foi divulgado o edital de concurso público para a Receita Federal.
O projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) prevê a criação ou reposição vagas de servidores federais em 2023. Está previsto a contratação de 32,5 mil novos funcionários públicos, com previsão para esta rubrica de R$ 2,85 bilhões.
“O último ano marcou a retomada dos concursos públicos, que deve seguir em alta em 2023”, comentou o especialista em concursos públicos do Estratégia Concursos, Victor Tanaka.
“Alguns editais importantes serão anunciados nos próximos meses, o que deve chamar ainda mais a atenção de profissionais interessados em seguir a carreira pública”, continua.
Para o especialista em concursos públicos, algumas áreas devem se destacar e oferecer mais oportunidades. “Concursos na área policial, legislativa, fiscal, e editais para o ministério público e tribunais estão entre os destaques e devem ser anunciados”, analisa Tanaka.
Entre os editais previstos está o da Polícia Federal, com 677 cargos para a área administrativa. Para Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com vagas a definir.
























