Neste ano foram queimados 62 ônibus urbanos no Brasil

Tmulto Depredações Bolsonaristas Brasília Misto Brasília
Ônibus queimado após o vandalismo dos bolsonaristas na segunda-feira/Reprodução vídeo
Compartilhe:

Nesta contabilidade estão cinco veículos destruídos pelo vandalismo promovido pelos bolsonaristas em Brasília

Por Misto Brasília – DF

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) informou hoje (14) que, somente neste ano, foram queimados 62 ônibus urbanos no Brasil. Nesses números estão os cinco veículos incendiados no vandalismo promovido por bolsonaristas na noite de segunda-feira (12), em Brasília. Veja um vídeo logo abaixo.



Segundo a NTU, a queima de um único ônibus representa um prejuízo estimado de R$ 500 mil, além de reduzir a oferta do serviço para os passageiros. Em 2021, foram destruídos em protestos 69 ônibus.

Entre 2004 e 2018, a quantidade de ônibus queimados teria o potencial para transportar diariamente mais de 1 milhão de passageiros. “São prejuízos que não podem ser embutidos nos custos das empresas, mas que acabam sendo absorvidos por elas”, disse o presidente-executivo da associação, Francisco Christovam.



Desde o início do monitoramento, foram registrados 2.700 veículos incendiados, em todas as regiões do país, com destaque para o Sudeste, com 71% dos casos, seguido pela região Nordeste, com 16%. A NTU contabiliza ainda a ocorrência de 20 mortes e 79 feridos graves, no período de 1987 a 2022.

“É inadmissível que o ônibus seja usado como meio de protesto por grupos de vândalos ou facções criminosas, colocando vidas em riscos e gerando enormes prejuízos, inclusive por motivos que não têm nada a ver com o transporte coletivo”, avalia.




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas