O ranking foi divulgado pela associação dos cartórios. É possível também fazer as alterações dos nomes
Por Misto Brasília – DF
Miguel, Gael e Arthur, Helena. Maria Alice e Alice foram os nomes mais usados nos registros de nascimento neste ano no Distrito Federal. O levantamento foi divulgado hoje pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).
O ranking de nomes foi feito a partir das informações dos cartórios que integram o Portal da Transparência do Registro Civil. Na plataforma é possível realizar buscas ano a ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios, possibilitando ainda recortes por nomes simples e compostos.
Em outra pesquisa, informa-se que o Brasil registrou 4.970 alterações de nome diretamente em Cartórios de Registro Civil.
No caso da alteração do nome e do sobrenome do recém-nascido é necessário que os pais estejam em consenso, apresentem a certidão de nascimento do bebê e os documentos pessoais (CPF e RG). Se não houver consenso entre os pais, o caso deverá ser encaminhado pelo Cartório ao juiz competente para a decisão.
A inclusão do sobrenome, pode ocorrer nos casamentos, nos atos de reconhecimento de paternidade e maternidade – biológica ou socioafetiva -, e nos casos em que os pais de filhos menores constatam, em conjunto, que o registro original não reflete todas as linhagens familiares. A retirada ou alteração do sobrenome pode ser solicitada pela pessoa viúva, mediante a apresentação da certidão de óbito do cônjuge.
Dez nomes masculinos mais frequentes
Miiguel – 510
Gael- 470
Arthur – 423
Heitor – 401
Bernardo – 386
Theo – 384
Noah – 363
Davi – 328
Samuel – 321
Gabriel – 311
Dez nomes femininos mais frequentes
Helena – 497
Maria Alice – 449
Alice- 400
Laura – 338
Maitê – 305
Cecilia – 283
Liz – 280
Maria Cecilia – 247
Heloisa – 221
Maria Julia 187
























