Briga inviabiliza eleição na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos

Donald Trump EUA Casa Branca Misto Brasília
Donald Trump é o atual presidente dos Estados Unidos/Arquivo/Reprodução/DW
Compartilhe:

Republicanos radicais ligados a Donald Trump criaram uma situação que foi só vista em 1923

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos não conseguiu eleger seu novo presidente, após uma série de votações nesta terça e quarta-feira (04) marcadas por fortes tensões nas fileiras republicanas.

O republicano Kevin McCarthy, favorito para substituir a democrata Nancy Pelosi, não tem sido capaz de debelar a revolta de um grupo de apoiadores do ex-presidente Donald Trump, que o consideram moderado demais.



A última vez que foi preciso mais de uma rodada para eleger um presidente no início de uma nova sessão do Congresso foi há um século, em 1923.

Os republicanos, que obtiveram uma apertada maioria dos assentos na Câmara, pretendem usar essa vantagem para abrir uma série de investigações que têm como alvo o atual presidente americano, o democrata Joe Biden.

Mas, antes disso, precisam chegar a um acordo sobre quem irá presidir a Câmara dos Representantes, para que os legisladores possam prestar juramento.



Após o fim da sessão de terça-feira, Trump criticou a agitação dentro do Partido Republicano. “Há tanta turbulência desnecessária no Partido Republicano”, postou Trump em sua plataforma Truth Social na terça-feira, insistindo em culpar o senador Mitch McConnell pelas divisões, e sem mencionar McCarthy ou o caos da Câmara.

A eleição do presidente da Câmara, chamado em inglês de speaker, terceira figura mais importante da política americana, requer uma maioria de 218 votos.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas